Soft Starter: o que é? Como funciona?

Soft Starter: o que é? Como funciona?

No ramo da elétrica sabemos que o termo Soft Starter ainda pode causar confusões até entre os técnicos e eletricistas mais experientes.
Afinal, com o avanço da tecnologia fez-se necessário criar dispositivos com microcontroladores embutidos. E dentro desse aspecto, que o Soft Starter se originou.
Por isso, caso você ainda não conheça ou não saiba identificar um dispositivo Soft Starter, não se preocupe!
Separamos um artigo completo para você acabar com as suas dúvidas sobre o que é um Soft Starter, seus componentes e quais os benefícios oferecidos pelo dispositivo.

O que é um Soft Starter?

O Soft Starter é um dispositivo que, em sua composição, conta com pontes de tiristores que são acionadas através de um circuito eletrônico. Além disso, seu principal objetivo é controlar as tensões de partida de motores e a sua desenergização.
Dessa forma, são os responsáveis por aumentar o tempo de vida do motor e evitar o estresse elétrico de uma máquina ao otimizar a corrente de partida..
A sua fácil instalação e pouco tempo de montagem/inicialização são alguns dos pontos positivos do Soft Starter. Esse dispositivo também possui um contador tipo bypass, que assegura o motor contra possíveis sobrecargas, garantindo o perfeito funcionamento por longos períodos.

Como funciona um Soft Starter?

Como dito anteriormente, o Soft Starter, ou iniciador suave em português, é um dispositivo eletrônico que visa suavizar a energização e desenergização de um motor ao realizar a substituição dos tradicionais modos de ligação (como a partida direta ou chaves compensadoras).
Por isso, ao ser capaz de suavizar a partida/parada do motor, o dispositivo também limita a corrente de partida, evitando assim picos de corrente para proteger o sistema. Contudo, para tornar a partida ou parada mais suave, é necessário um torque reduzido de partida, que por sua vez ocorre através do controle da tensão aplicada no motor. Nesse momento, entra a necessidade de contar com um Soft Starter, por exemplo.

Esses requisitos para suavização da partida/parada do motor só podem ocorrer quando há a utilização de um regulador de tensão, ponte de tiristores e uma unidade de comando do
motor.

Porém, visando a praticidade da instalação, um Soft Starter já é composto por esses elementos, o que torna a montagem do motor mais rápida e simples.

Componentes de um Soft Starter

Por ser um dispositivo capaz de oferecer proteção e segurança, um Soft Starter também reduz o desgaste dos equipamentos e níveis de estresse no motor.
Para melhor entender o seu funcionamento, separamos todos os componentes de um Soft Starter.

  • Rampas de aceleração e desaceleração: as funções são ativadas através de um controle de ângulo de disparo da SCRs, resultando em uma tensão eficaz e gradual de saída. Já para a desaceleração, a parada do motor pode ser feita de forma controlada ou mesmo por inércia;
  • Pump Control: característica utilizada para aplicação de partidas em determinados sistemas de bombeamento;
  • Kick Start: para evitar um esforço maior no acionamento das cargas de partida, o soft-starter irá aplicar uma tensão maior no motor;
  • Limitação de Correntes: limita as correntes elétricas ao permitir que ocorra somente a corrente necessária para a aceleração da carga do motor.

Benefícios de um Soft Starter

Um dispositivo de Soft Starter, além de diminuir o Ip, garante diversos benefícios quando o assunto é um motor trifásico, por exemplo:

  • O desligamento pode ser feito de forma decrescente;
  • Detecção de falta de fase do motor e funcionamento com apenas duas fases;
  • Conjugado de partida e parada por corrente contínua;
  • Proteção contra sobrecarga e contenção do nível da corrente;
  • Proteção contra sobreaquecimento.

Todas as características de um Soft Starter são importantes quando se faz necessário impor definições específicas e diferenciadas para um processo.

Contudo, o maior benefício desse dispositivo é a economia de energia. Por exemplo, é possível obter uma economia eficiente simplesmente pelo fato da maioria dos equipamentos contarem com um circuito que diminui a tensão para os processos que utilizam apenas 50% da potência do motor.

Dessa forma, diminui a perda de energia por calor e utiliza a energia necessária para realizar a atividade definida.

Separamos algumas aplicações comuns de Soft Starter:

  • Bombas centrífugas;
  • Ventiladores, exaustores e sopradores;
  • Compressores de ar e refrigeração;
  • Misturadores, britadores e moedores;
  • Picadores de madeira e refinadores de papel.

E com essas informações podemos afirmar que a aplicação de um Soft Starter em sua empresa contribui em vários aspectos, afinal, além de prevenir contra picos de corrente, também garante outras funcionalidades dos equipamentos. Dessa forma, possibilita maior confiabilidade, segurança e eficiência aos processos.

A Polo Eletrônica trabalha com toda a linha de soft starters da WEG, que foram projetados para garantir a melhor performance para cada tipo de aplicação, oferecendo recursos que permitem partir, parar e proteger os motores elétricos de maneira simples e eficiente.

Além disso, contamos com uma estrutura excelente para atendermos às demandas de nossos clientes, com diversos produtos à pronta entrega. Esperamos que essas informações possam incentivar você no processo de modernização de sua empresa.

Deixe um comentário

Solicitar um orçamento

Atendimento Personalizado

(49) 3026-2247

Outros

Maquinas
Paradas?

Para que seu orçamento seja mais rápido e assertivo favor informar: marca, modelo, aplicação, defeito apresentado (em caso de reparo) e sua urgência.

Contamos com um canal de emergência para serviços, 24h por dia. Seu acesso é feito unicamente através do telefone: (49) 99994-5933.

Como podemos ajudar?

Manutenção Preventiva

Para que seu orçamento seja mais rápido e assertivo favor informar: marca, modelo, aplicação e demais informações do que deseja para realizar sua manutenção.

Visita Técnica

Visita Técnica?

Para que seu orçamento seja mais rápido e assertivo favor informar: marca, modelo, aplicação, defeito apresentado (em caso de reparo) e sua urgência.

Visita Técnica

Reparo de Equipamento

Para que seu orçamento seja mais rápido e assertivo favor informar: marca, modelo, aplicação e demais informações do que deseja para realizar sua manutenção.

Reparo de Equipamento

Maquina Parada?

Para que seu orçamento seja mais rápido e assertivo favor informar: marca, modelo, aplicação, defeito apresentado (em caso de reparo) e sua urgência.